Adão e Eva serão ressuscitados?

0
63

       Muitos estudantes da Bíblia sinceros acreditam que Adão e Eva serão ressuscitados. Será que a Bíblia afirma isso realmente?

       Podemos analisar as palavras de Jesus em Lucas 11:50,51. Lemos: “para que o sangue de todos os profetas, derramado desde a fundação do mundo, seja cobrado desta geração, desde o sangue de Abel até o de Zacarias, que foi morto entre o altar e a casa. Sim, eu lhes digo, será cobrado desta geração”.

       Jesus quando falou sobre a fundação do mundo, associou-a ao tempo de Abel e não a Adão, mostrando assim que a ressurreição começaria com Abel, o primeiro homem justo.

       Muitos ainda dizem “mas é que Adão foi criado diretamente por Deus, esse texto mostra apenas os que vieram após Adão”. Isso é irrelevante, porque se fosse assim teria que ter posto como fundador Caim, já que ele foi o primeiro ser humano que não foi criado diretamente por Deus.

       Mas porque nem Adão e nem Caim são associados ao tempo da fundação do mundo, como pessoas de quem se deva cobrar o sangue? Vamos fazer um paralelo com o pecado de Adão com o de Caim.

  • Adão: Jeová avisou que se ele pecasse teria conseqüências, “Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não coma dela, porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá.” – Genesis 2:17

  • Caim: Jeová avisou que aquele ira dele teria conseqüências, “Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” – Gênesis 4:7

       Ambos cometeram o pecado deliberado, e a Bíblia diz que  “se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários” – Hebreus 10:26,27

       Adão e Caim receberam diretamente as instruções de Jeová e ambos escolheram pecar propositalmente contra o espírito santo de Jeová. Jesus disse sobre esse assunto:

 

“Portanto, eu vos digo: “Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. “E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro”. (Mat 13:32)

Por pecarem contra espírito santo eles não terão perdão, e portanto, não serão ressuscitados. A ressurreição não é para todos, pois Lucas 20:35 diz que é apenas para os “dignos de alcançar”.

       Alguns usam Tito 2:11 para dizer que Adão e Eva serão ressuscitados: “Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens”.

       Será que isso significa que realmente todas as pessoas terão a ressurreição? O termo “todos os homens” não significa literalmente “todas as pessoas”, mas sim significa pessoas “de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas” conforme Apocalipse 9:7. A Bíblia até diz que terão pessoas que não herdarão o reino de Deus conforme 1 Coríntios 6:9. Então esse texto não prova que Adão e Eva serão ressuscitados.

       Outra argumentação é que, Deus usou o cordeiro para purificar Adão e Eva do pecado. Será?

Usa-se o texto de Gênesis 3:21 com Apocalipse 18:3. Vejamos:

 

“E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu” – Gênesis 3:21
“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” – Apocalipse 13:8.

 

       Antes de qualquer coisa o texto de Gênesis diz apenas que foi usado a pele de um animal, não diz que foi cordeiro, jacaré, cobra etc… podia até ser o pele de um animal morto, então dizer que foi um cordeiro usado é ir além do que esta escrito. (1 Coríntios 4:6)

       Em Apocalipse sabemos que o Cordeiro é Jesus Cristo (João 1:29), e que o rolo da vida em Apocalipse 13:8, é um livro simbólico com o nome daqueles dignos de ganhar a ressurreição. (Veja também Apocalipse 20:12,13)

       Como já dito, a fundação do mundo começou a partir de Abel, e desde o tempo dele um “reino foi preparado” para todos os leais inscritos no rolo da vida. Isso esta em harmonia com o que Paulo escreveu em Hebreus 11, colocando os que foram fieis a Deus começando com Abel.

       Sendo assim, juntando toda essa análise se comprova mais uma vez que a ressurreição futura começará com Abel e não com Adão e Eva.

O que dizer de Hebreus 9:27,28?

 

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.”

       Muitos acreditam que Adão e Eva foram predestinados a morrerem antes mesmo de serem criados. Mas se considerarmos o contexto deste texto veremos que está se referindo ao serviço sacerdotal, “Cristo veio como sumo sacerdote”, mas que, depois de sua morte e ressurreição, ele “entrou, não num lugar santo feito por mãos, . . . mas no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus”. (Hebreus 9:11, 12, 24)

       Será que este sacrifício teria de ser repetido? Não. Cristo “se manifestou uma vez para sempre”. (Hebreus 9:25, 26; Romanos 6:9)

       Então Paulo estava fazendo um contraste entre o sacrifício pelo pecado feito pelo sacerdote no Santíssimo e a morte sacrifical de Jesus. Sendo assim, não podemos aplicar a predestinação à Adão e Eva!

       E, se levarmos ao ‘pé da letra’ que “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”, o que dizer de Lázaro, Tabita, a filha de Jairo? Todos estes morreram duas vezes.

       Com base nos fatos aqui apresentado podemos concluir que Adão e Eva não receberão a ressurreição!

Deixe uma resposta

Escreva seu comentário
Por favor, entre com seu nome aqui