O que é Divindade? Somente YHWH( Jeová) possui Divindade? O que a Bíblia diz sobre esse assunto?

0
37

Abordaremos nesta matéria as seguintes questões: 

  • O que é Divindade, segundo as Escrituras?

  • Alguém ser um Ser Divino, o torna igual a Jeová?

  • Porque somente Jeová, é o Deus supremo?

       DIVINDADE SEGUNDO AS ESCRITURAS

       Normalmente quando se fala em Divindade( אלוהות (no amplo espaço religioso, se obtém a idéia de alguém poderoso, ou ser divino, neste estudo veremos mais um pouco sobre isso; e analisaremos à luz das Escrituras. Seguirei o modelo dos bereianos e tentarei raciocinar a base das Escrituras. Atos 17:2,3.

       O conceito de divindade assumiu, ao longo dos séculos, várias concepções, evoluindo desde as formas mais primitivas provenientes das tribos da antiguidade até as dogmáticas definições das religiões.

       O dicionário de Webster​ define divindade da seguinte forma:

 

“A qualidade ou estado de ser divino, um ser divino, DEUS, DEUSA”​, concluímos a base destas informações que Divindade é um ser que possui tal atributo, designando a ser uma divindade. O estudo perspicaz das escrituras produzido pelas Testemunhas de Jeová no Verbete DIVINO, ​traz a seguinte definição: Aquilo que pertence a Deus ou se refere a ele, aquilo que é semelhante a Deus ou celestial.

 

       Muitos tradutores usam aqui termos tais como “a Divindade” (Al, BJ, CBC, MC, PIB), ao passo que a tradução, em inglês, de E. J. Goodspeed diz “a natureza divina”. Segundo The International Standard Bible Encyclopedia (A Enciclopédia Bíblica Padrão Internacional), a expressão to theí·on “deriva do adjetivo theíos, que significa ‘pertencente a Deus’, ‘divino’”. (Editada por G. Bromiley, 1979, Vol. 1, p. 913) O Greek-English Lexicon (Léxico Grego-Inglês) de Liddell e Scott dá como sentido “a Divindade”.

       Em Romanos 1:20, o apóstolo menciona a inegável evidência visível das “qualidades invisíveis” de Deus, especialmente seu “sempiterno poder e Divindade [Thei·ó·tes]”. Outras traduções rezam “deidade” (NE, RS, JB), transmitindo a muitos a idéia de personalidade, a condição de pessoa. No entanto, segundo o Greek-English Lexicon, de Liddell e Scott, a palavra grega thei·ó·tes significa “natureza divina, divindade”.

       No próximo subtópico veremos se um ser que possui Divindade o torna igual ao Supremo Senhor Jeová. Salmo 83:18.

 

Alguém ser um ser Divino, o torna igual a Jeová?

        Neste ponto abordaremos a divindade de Jesus. Para a maioria da classe religiosa no Brasil, o fato de Jesus ser divino, possuir divindade o torna igual a Deus.

        Veremos com base na Bíblia que isso não é verdade, e também desmentir a lenda fantasiosa que as Testemunhas de Jeová negam a divindade de Cristo.

​        João 1:1 e a palavra era um deus (theós); ​na nota de rodapé ela dá outras opções de se verter essa passagem: Ou: “era divina”. ​Então fica evidente que as Testemunhas de Jeová acreditam na divindade de Cristo, e isso de forma alguma o torna igual a Deus.

        Colossenses 2:19 ​diz que em Jesus habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Muitos usam esse texto para provar que O Filho de Deus ( João 20:31)​ é o todo poderoso. Texto fora do contexto é pretexto para heresias. Colossenses 1:19​ nos dá a chave para entender o porquê de Jesus ter Divindade. O texto está assim:

 

  • Arc: Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude.

  • TNM: porque Deus se agradou de fazer morar nele toda a plenitude.

  • Israelita: porque aprouve a Elohim que nele habitasse toda a plenitude.

        O fato de Jesus possuir divindade, em si não prova nada. Pois como vimos foi do agrado de Jeová que Cristo possuísse Divindade. Toda a vida de Jesus depende exclusivamente de seu Pai Jeová. Quando se toma em consideração o contexto imediato de Colossenses 2:9, nota-se que no versículo 8 de Col 2 se adverte os cristãos a não se deixarem desencaminhar por aqueles que advogam filosofias e tradições humanas. Diz-se-lhes também que “cuidadosamente ocultos [em Cristo] se acham todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”, e eles são exortados a prosseguir “andando em união com ele, arraigados, e sendo edificados nele e estabilizados na fé”.

        O fato que é muito são enganados e se deixam levar pelo que os seus líderes falam. ( 2 Timóteo 4:3). ​Diante desse contexto Bíblico e histórico concluímos que não há base para se dizer que Jesus é o próprio Jeová, pelo fato de nosso Salvador possuir Divindade. Os anjos operários de Jeová, possui Divindade pelo fato de poderoso. Ninguém conclui pelo fato deles serem divinos o torna igual a Jeová. Não podemos cair na falácia de que Jesus é um mero anjo, Jesus é a 2 pessoa mais forte do Universo, abaixo apenas do seu Pai Jeová.

        A verdade é que Jesus nunca quis ser igual seu Pai ( Filipenses 2:6​¹). E como imitadores de Jesus, 1 Cor. 11:1, as Testemunhas de Jeová seguem de perto seu Mestre e não ensinam nada do nosso mestre não ensinou. O próximo e último Subtópico veremos o porquê somente Jeová é O Deus supremo.

 

Somente Jeová, é o Deus supremo!

        Jeová é a pessoa mais poderoso e inteligente que existe no universo. Gênesis 17:1;Apocalipse 1:8. ​Até mesmo os demônios tremem diante da majestade e poder de Jeová. Tiago 2:19.

  • O nosso Pai celestial, recebe muitos títulos e atributos:

  • Deus feliz. Grego: makários theós- 1 Ti 1:11

  • Deus que perdura indefinidamente. Hebraico; ‘El ‘ ohlám. Genesis 21:33.

  • Deus Santo. Hebraico. ‘Elohim qedhoshím. Josué 24:19

  • Deus Vivente. Hebraico; ‘Elohim, com adjetivo hhaiyím no plural( Deuteronômio 5:26); ou com o adjetivo hhai no singular( Isaías

  • 37:4,17); grego: theós zon. Hebreus 3:12

  • Grandioso Deus. Aram. : ‘ Eláh rav. Daniel 2:45

  • Grego. Megalosyne, denotando sua posição excelsa, superior. Hebreus 1:3, 8:1) Majestoso. Hebraico: ‘Addír. Isaías 33:21.

  • Rei da Eternidade. Grego; basileús ton aiónon. 1 Ti 1:17

  • Rei das Nações. Hebraico; Melekh haggohyím. Jeremias 10:7

  • Salvador.Hebraico; mohshia’ ( Isaías 43:11; 45:21); grego; sotér. Lucas 1:47. ​

A Sentinela de 15 de novembro diz o seguinte sobre JEOVÁ:

 

Como Criador Jeová Deus é o Soberano da Terra e do Universo. (Leia Revelação 4:11.) Ele é também nosso Juiz, Legislador e Rei, pois combina em si mesmo os poderes judicial, legislativo e executivo do governo universal. (Isa. 33:22) Visto que devemos nossa existência a Deus e dependemos dele, temos de encará-lo como Soberano Senhor. Seremos motivados a apoiar sua elevada posição se sempre tivermos em mente que é “Jeová [quem] estabeleceu firmemente seu trono nos próprios céus; e seu próprio reinado tem mantido domínio sobre tudo”. Sal. 103:19; Atos 4:24.

 

        Em toda a Bíblia sagrada Jeová é o único que detém o título de Todo poderoso: texto hebraico, Shad·daí é empregado sete vezes junto com ‘El (Deus), formando o título “Deus Todo-poderoso”. (Gên 17:1; 28:3; 35:11; 43:14; 48:3; Êx 6:3; Ez 10:5). A​ ideia de um Deus tão poderoso e temido como Jeová é, deixa muitos apavorados e com medo. Como sinceros estudantes da palavra de Deus não têm o porquê de ter medo de Jeová. Ao mesmo tempo, que Jeová é dessa forma ele e um Deus amoroso e que se importa com cada um de seus servos.

​        Ninguém pode com Jeová o todo poderoso, tudo está a sua vista, nada nem escapa dos olhos de JEOVÁ ( Os olhos de Jeová percorrem toda a terra, para mostrar a sua força a favor daqueles cujo coração é pleno para com ele — 2 CRÔ. 16:9) JEOVÁ é o Pai perfeito. Ele nos conhece tão bem que sabe até mesmo a ‘inclinação dos nossos pensamentos’. (1 Crô. 28:9)

        Mas ele não nos examina apenas com a intenção de achar erros. (Sal. 11:4; 130:3) Em vez disso, ele deseja amorosamente nos proteger de qualquer coisa que prejudique a nossa relação com ele ou a perspectiva de ganharmos a vida eterna. Sal. 25:8-10, 12, 13.

[1] Para saber mais sobre Filipenses 2 acesse o link:https://odefensordoreino.wordpress.com/2016/05/10/filipenses-25-11-texto-trinitario/16/05/10/filipenses-25-11-texto-trinitario/

Deixe uma resposta

Escreva seu comentário
Por favor, entre com seu nome aqui