O livro de Apocalipse e a vida na Terra

1
42

O livro de Apocalipse e a vida na Terra

        A grande maioria das religiões ensina que todos os cristãos fiéis irão para o céu e viverão lá eternamente com Cristo. Poucas partes do chamado Novo Testamento, no entanto, refutam essa ideia de modo tão claro e insofismável como o livro de Apocalipse. Neste artigo veremos brevemente que, embora a convocação dos escolhidos para a vida celestial seja legítima, é indubitável a existência de servos de Deus na Terra após o Armagedom.

Satanás e seus anjos maus são expulsos do céu
FONTE DA ILUSTRAÇÃO: https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1101991213

        Em Apocalipse 12:7, 8 lemos que “Miguel e os seus anjos” batalharam contra o Diabo. Então o Diabo “foi lançado para baixo, à terra” (versículo 9), e não “se achou mais lugar para eles no céu”. (Versículo 8) Eu não estou ciente de absolutamente nenhum comentarista bíblico que defenda que, após esta expulsão de Satanás do domínio celestial, o Diabo retornaria ao céu em qualquer circunstância. A bíblia diz que não “se achou mais lugar para eles no céu”. Creio que tal declaração seja suficientemente incontroversa a ponto de haver concordância entre todos os que se intitulam cristãos. A partir disso, então, podemos entender de forma inequívoca passagens bíblicas sobre a vida na Terra.

Escultura que retrata Satanás como um anjo decaído
Escultura em Madri, na Espanha, que retrata Satanás como um anjo decaído

       Em Apocalipse 20:2 lemos que “o Diabo” será preso por “mil anos”. A bíblia diz que durante esses mil anos os santos ‘reinarão com o Cristo’ e serão “sacerdotes de Deus e do Cristo” nos céus. (Apocalipse 20:4, 6) Apocalipse diz que estes mesmos cristãos fiéis “reinarão sobre a terra.” (Apocalipse 5:10)

        Uma curiosidade é que João relata o motivo pelo qual Satanás será preso por mil anos:

 

(Apocalipse 20:3) “[…] para que não enganasse mais as nações até que os mil anos tivessem terminado.”

 

Imagem relacionada
FONTE DA ILUSTRAÇÃO: https://www.colourbox.com/image/dead-planet-earth-image-4661183

    Ué… mas a Terra não estaria vazia durante os mil anos, segundo alguns afirmam? A coisa fica ainda melhor:

(Apocalipse 20:7, 8) “Assim que os mil anos tiverem terminado, Satanás será solto da sua prisão, e ele sairá para enganar as nações nos quatro cantos da terra […]”

 

        Aqui nós vemos indubitavelmente que, durante a prisão de Satanás, que ocorrerá logo após o Armagedom, e durante a soltura temporária de Satanás, que ocorrerá após os mil anos, haverá pessoas fiéis na Terra. Após um teste final, Satanás será lançado no “lado de fogo” – o que representa a destruição. (Apocalipse 20:10)

        E será que, após isso tudo ocorrer, as pessoas que estiverem na Terra irão para o céu? Veja o que a bíblia diz:

(Apocalipse 21:2, 3) “Vi também a […] Nova Jerusalém, descendo do céu, da parte de Deus, […] Então ouvi uma voz alta do trono dizer: “Veja! A tenda de Deus está com a humanidade;”

 

        Note que o texto citado não diz que após os mil anos a humanidade será transformada em “natureza divina”. (2 Pedro 1:4) O texto de Apocalipse citado tampouco diz que os humanos “serão semelhantes a” Deus e Cristo. (1 João 3:2) O texto também não diz que a tenda dos humanos estará com Deus. Não! O texto diz que a ‘tenda de Deus estará com a humanidade, e que a Nova Jerusalém desce do céu. Obviamente, assim como Deus não armará uma tenda com a humanidade literalmente, a Nova Jerusalém também não desce literalmente no sentido de seus membros se tornarem humanos novamente. (1 Tessalonicenses 4:17) Mas este último não é o foco deste artigo.

Imagem relacionada
FONTE DA IMAGEM: https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/402017361

       Fica claro que, durante o reinado milenar, haverá humanos na Terra sendo governados por Cristo e seus 144.000 corregentes. Estes últimos serão também sacerdotes de Deus e de Cristo. Um sacerdote é alguém que presta serviço a Deus em prol de um terceiro. Se existirá uma classe sacerdotal celestial de 144.000 membros comprados da Terra, então também haverá uma classe não sacerdotal terrestre que se beneficiará de tal arranjo. Estes são os que sobreviverão na Terra.

 

 

Um comentário

Deixe uma resposta

Escreva seu comentário
Por favor, entre com seu nome aqui