Apocalipse 20:5 indica que a ressurreição ocorrerá apenas ao FINAL dos 1000 anos?

0
21

Apocalipse 20:5 indica que a ressurreição ocorrerá apenas ao FINAL dos 1000 anos?

O texto diz:

“O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos” — Apocalipse 20:5, NVI.

 

       Como esse texto deve ser entendido? Primeiro, observe que o texto não está fazendo um contraste entre a “Primeira ressurreição” e a “ressurreição dos outros mortos”, mas sim entre a recompensa final daqueles que fazem parte da primeira ressurreição com a recompensa final daqueles que fazem parte do grupo chamado de “outros mortos”.

       Apocalipse 20:6 refere-se àqueles que fazem parte da primeira ressurreição, que “sobre estes não tem poder a segunda morte“, ou seja, eles não podem mais ser destruídos. Dessa forma, eles já receberam sua recompensa eterna de imortalidade antes dos 1000 anos, e assim, eles “receberam poder para julgar […] e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos” — Apocalipse 20:4.

       Se o período de julgamento se dá durante os 1000 anos, quem eles julgarão durante esse período? “O mundo” (as pessoas em geral), ou os “outros mortos”, os “demais mortos”? — 1 Coríntios 6:2; Note Efésios 2:1. Para que alguém seja julgado, este deve primeiro ressuscitar. — Apocalipse 20:13

       Sendo assim, os “outros mortos” ressuscitam durante o período de julgamento de 1000 anos, mas não recebem sua recompensa final durante os 1000 anos, apenas no final do milênio.

       Durante o milênio, eles terão que ser julgados, e alguns morrerão durante este período, por não se sujeitarem a ao Rei, então eles não podem ‘voltar a viver até se completarem os 1000 anos’, pois ainda estarão sendo julgados tendo que provar sua lealdade e fidelidade. — Isaías 26:10; 65:20.

Portanto, entendemos que:

1- A recompensa da vida (primeira ressurreição); Ocorre antes dos 1000 anos;
2- A recompensa de vida (outros mortos); Ocorre no final dos 1000 anos;

A RESSURREIÇÃO DURANTE O MILÊNIO

“E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra” — Apocalipse 20:7, 8.

       É razoável concluir que os mortos já terão sido levantados quando Satanás for solto. Pois como poderiam os mortos passar pelo teste final se ainda estivessem literalmente mortos, inconscientes? Tal teste somente faz sentido se todos os humanos, sobreviventes desse sistema atual e futuros ressuscitados, estiverem plenamente vivos no final do milênio — Apocalipse 20:2, 3, 7-9.

       Em outras palavras:

DURANTE OS 1000 ANOS — Os demais mortos são ressuscitados e julgados;
AO FINAL DOS 1000 ANOS — Voltam a viver ou, recebem sua recompensa de viver para sempre;

RACIOCÍNIO RÁPIDO:

Premissa 1 É Jesus quem ressuscitará as pessoas:

“Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.” — João 5:25;

Premissa 2 — Jesus ressuscitará as pessoas para julgá-las quando ele estiver reinando:

“Senhor Jesus Cristo […] há de julgar os vivos e os mortos […] no seu reino” — 2 Timóteo 4:1;

Premissa 3Jesus reinará  por 1000 anos:

“reinaram com Cristo por mil anos.” — Apocalipse 20:4;

LOGO: A ressurreição para julgar as pessoas ocorrerá durante os 1000 anos.

       Mas as pessoas somente recebem a vida eterna, ou “voltam a viver” por se manterem fiéis e leais até o final do período de 1000 anos de julgamento.

Deixe uma resposta

Escreva seu comentário
Por favor, entre com seu nome aqui